FGTS para comprar um imóvel



O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), é um fundo de captação de recursos, obtido através da contribuição mensal do empregador, e que pode ser utilizado pelo empregado para adquirir sua casa própria. Muito mais simples do que parece, basta que você seja participante do FGTS há 3 anos ou mais, consecutivos ou não, para que você se beneficie deste fundo.

Se você encontrou um imóvel, mas, infelizmente, ele não coube no seu bolso, não desanime e procure saber sobre seu FGTS, se há a possibilidade de utilizá-lo.

Se você, ao procurar seu imóvel foi bem assessorado por um TTI credenciado ele deve ter lhe dado esta dica. Caso contrário, aqui vão algumas dicas para te auxiliar na realização do sonho da casa própria.

Você pode utilizar seu FGTS para compra ou amortização de um financiamento, ele servirá como pagamento na compra do imóvel.Você deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal, munido dos seus documentos pessoais: RG, CIC e carteira de trabalho.

Se já tiver encontrado seu imóvel, leve os documentos dele também, pois a Caixa irá examiná-los. Neste momento você saberá de quanto dispõe no seu FGTS para auxiliá-lo na compra, e de quanto precisará financiar. Se não encontrou o imóvel, não tem importância, descubra de quanto dispõe e vá atrás do imóvel.

Encontrado o imóvel, a Caixa mandará um avaliador verificar o imóvel que você irá financiar, esta despesa corre por sua conta, assim como todos os registros e certidões necessários para se documentar a compra do imóvel. Reserve um dinheiro, pois tudo isso é pago à vista.

Uma vez disponibilizado o dinheiro do FGTS e autorizado o financiamento, resta apenas arrumar toda documentação e registrar tudo no cartório de Registro de Imóveis, o dinheiro só será depositado na conta de quem lhe vendeu o imóvel depois de tudo registrado, bem certinho.

Depois disso é só comemorar!! Não se assuste com as prestações, utilize seu 13º, sua restituição do imposto de renda e, depois de dois anos, reutilize seu FGTS para amortizar a dívida. Quando você menos esperar, a casa já estará totalmente paga e você estará pensando em uma reforma, ou em outra casa.

Ânimo e seu sonho se realizará!


Claudia Prescott
Equipe Pedagógica do Instituto Universal Brasileiro

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br